Petrobras

Mais da metade das compras da Petrobras foram feitas sem licitação

Essa constatação não inclui contratos de obras, mas sim de aquisição de bens.

Valor Online
21/11/2014 12:06
Visualizações: 120

O secretário de fiscalização de obras da área de energia do Tribunal de Contas da União (TCU), Rafael Jardim Cavalcante, disse que, segundo dados preliminares, mais de 50% dos contratos de compras da Petrobras foram fechados sem licitação entre 2011 e 2014. Essa constatação não inclui contratos de obras, mas sim de aquisição de bens, como computadores, esclareceu.

Cavalcante participou de audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso Nacional que  investiga suposto esquema de corrupção envolvendo a estatal. O evento tinha o objetivo de debater o regime de contratação da empresa.

“Não temos ainda números definitivos, mas nos últimos quatro anos, eventualmente, em bens a Petrobras talvez tenha contratado entre R$ 60 e R$ 70 bilhões”, informou o representante do TCU. Desse total, “seguramente mais da metade” foi contratado diretamente sem licitação, completou.

“Para avaliar, antes do certo e errado, qual é o risco em termos de boa governança corporativo dessa prática e dessa previsão legal?”, questionou.

Após a audiência, Cavalcante foi indagado por jornalistas para dar mais informações sobre os dados citados. Ele explicou que “obras não fazem parte daquela frase”.

A sessão da CPI foi esvaziada, principalmente, pela nova votação do projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19