Internacional

Irã diz que exportações de petróleo não serão muito afetadas se UE salvar acordo nuclear

Reuters, 21/05/2018
21/05/2018 14:29
Visualizações: 280

O ministro do Petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, disse neste sábado que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de se retirar do acordo nuclear multilateral não afetará as exportações de petróleo de Teerã se a União Europeia salvar o trato.

"Toda nova decisão da Opep (Organização dos Países Produtores de Petróleo) precisa ser unânime. Eu acredito que, se a União Europeia nos ajudar, o nível de exportação de petróleo do Irã não mudará", afirmou Zanganeh a repórteres após um encontro com o chefe de energia da UE, Miguel Arias Cañete.

Após a decisão de Trump em 8 de maio, o Tesouro dos EUA disse que Washington retomaria as sanções ao Irã após o fim do período de carência, incluindo punições ao setor de petróleo e transações com o banco central do país.

A UE pretende salvar o acordo nuclear fechado em 2015, que oferece à república islâmica um alívio nas sanções econômicas em troca de cortes no programa nuclear do país. A Europa vê no acordo um importante elemento de segurança internacional.

Durante a última rodada de sanções, as vendas de petróleo do Irã caíram em cerca de um milhão de barris por dia, mas a nação voltou a ser uma grande exportadora após a queda das sanções, em 2016.

Contudo, importantes empresas europeias permaneceram relutantes em fazer negócios com o país, que precisa atrair cerca de 100 bilhões de dólares em investimentos estrangeiros para impulsionar a produção de petróleo.

"Não tenho dúvidas de que essas sanções extraterritoriais dos EUA contra o Irã terão impacto no investimento (externo)", disse Zanganeh. "Não vai parar, mas vai reduzir a taxa de crescimento."

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19