ANP

Ferramentas automatizadas (ANP-QC) de análise de conformidade dos Dados Técnicos são casos de sucesso em Houston, TX

Redação/Assessoria ANP
06/09/2017 12:30
Ferramentas automatizadas (ANP-QC) de análise de conformidade dos Dados Técnicos são casos de sucesso em Houston, TX Imagem: Divulgação ANP Visualizações: 468

As ferramentas automatizadas (ANP-QC) de análise de conformidade dos Dados Técnicos (Sísmica, Poço e Multifísicos) do Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (Bdep) foram apresentados como case de sucesso no Fórum Internacional de Inovação da Landmark, o LIFE – Landmark Innovation Forum & Expo, realizado entre os dias 22 a 24 de agosto em Houston, Texas.

As ferramentas estão sendo utilizadas desde meados de julho de 2017 por Empresas de Aquisição de Dados (EADs) e empresas com contratos para exploração e produção de petróleo e gás no Brasil. Essas ferramentas garantem o cumprimento das normas da ANP no que se refere aos dados geológicos armazenados no Bdep e despertaram o interesse de alguns países como a Índia e a Argélia, durante o LIFE, devido o caráter inovador. O BDEP é referência mundial em padrão de conformidade dos dados técnicos e essas ferramentas vêm somar para que o BDEP esteja nessa vanguarda mundial.

O ANP-QC otimiza o tempo de armazenamento dos dados no BDEP. Antes do sistema, a checagem da qualidade dos dados tinha que ser feita manualmente. Agora, está automatizada. É feita pelas empresas na própria base de dados da ANP.

Essas ferramentas também irão otimizar o tempo que um dado adquirido para o cumprimento do Programa Exploratório Mínimo (PEM), previsto nos contratos de exploração e produção, seja avaliado e consequentemente a garantia financeira seja resgatada pelas empresas com mais agilidade. O resgate da garantia financeira é feito quando o BDEP emite o laudo de aprovação dos dados utilizados para abatimento E com o ANP-QC, a verificação se torna mais rápida.

Os sistemas de controle reduzem o intercâmbio de documentos, dando uma visão mais ampla de todo o fluxo de trabalho e melhorando o gerenciamento e a notificação do recebimento de dados. E o relatório de dados on-line gerado pelo sistema permite que as empresas tenham acesso a informações de conformidade dos dados.

O ANP-QC foi desenvolvido pela Landmark sob a coordenação da ANP, atendendo às atribuições legais da Agência de proteger, manter e fornecer todos os dados de E &P no Brasil por meio do Bdep.

Sobre o Bdep

O Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da ANP possui em seu acervo mais de seis petabytes de dados técnicos gerados nas atividades de prospecção petrolífera em todo território brasileiro. Desde 2000, o BDEP recebe, avalia, armazena e disponibiliza esses dados aos solicitantes, seguindo as regras de sigilosidade estipuladas pelas normas regulatórias vigentes. Nos últimos dez anos, foram atendidas mais de 3.500 solicitações de dados de mais de 200 empresas e instituições.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19