Especialização

CTC/PUC-Rio abre inscrições para pós-graduação em 11 cursos

Oportunidade é para mestrado e doutorado na área de Exatas.

Redação/Assessoria
05/10/2015 18:28
Visualizações: 308

 

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para 11 cursos de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), que começarão no primeiro semestre de 2016. 
 
·                    Engenharia Civil - Inscrições até 16/11/2015
·                    Engenharia Elétrica - Inscrições até 29/11/2015
·                    Engenharia Mecânica - Inscrições até 30/11/2015
·                    Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional)
·                    Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - Inscrições até 30/11/2015
·                    Engenharia de Produção - Inscrições até 15/11/15
·                    Física - Inscrições abertas permanentemente
·                    Informática - Inscrições até 31/10/2015
·                    Matemática - Inscrições até o dia 16/11/2015
·                    Metrologia (curso de Mestrado) - Inscrições até 20/11/2015
·                    Química - Inscrições até o dia 13/11/2015
 
A procura pelos cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio tem aumentado a cada semestre, quando são abertas novas inscrições. De 2014 para 2015, por exemplo, o aumento registrado foi de 20%, enquanto que, comparando os dados de 2014.2 e 2015.2, este crescimento chegou a 32%. “A qualidade do ensino oferecido pelos programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio é reconhecida pelos alunos. Isso é fruto das ótimas avaliações que os programas do CTC têm recebido da Capes nos últimos anos. Além disso, foi-se o tempo em que a pós-graduação era direcionada apenas para a carreira acadêmica. Hoje, o mercado também já exige esta formação mais aprofundada”, revela José Eugênio Leal, coordenador setorial de pós-graduação do CTC/PUC-Rio.
 
De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2010-2012) — ­ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do país, com notas de um a sete —­ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do país. No CTC, dos 11 programas avaliados, dois receberam nota máxima (Informática e Engenharia Mecânica), quatro ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Elétrica e os bacharelados em Física e Matemática), três conquistaram nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos e Engenharia de Produção) e, entre os cursos exclusivos de mestrado — cuja nota máxima é cinco — um recebeu nota quatro (Metrologia) e outro, nota três (Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental).
 
O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do país e investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem cerca de 1.200 alunos de pós-graduação. Com um corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, o CTC/PUC-Rio oferece uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o país.
Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral
 
O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade. 
 
A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção.
Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link: 
http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/.
 
Os editais podem ser consultados no link: 
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab2.
 
Veja aqui os detalhes de cada um dos cursos de pós-graduação com inscrições abertas:  
 
Engenharia Civil – Inscrições até 16/11/2015 - Conceito 6 na CAPES
O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.  A primeira conta com nove linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto, Instabilidade e Dinâmica das Estruturas, Materiais Não Convencionais e Sustentabilidade, Materiais Cimentícios Avançados, Metodologias de Projeto na Engenharia, Métodos Variacionais e Computacionais. Já a Geotecnia, possui cinco linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Experimental, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.
Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progciv.html.
 
Engenharia Elétrica- Inscrições até 29/11/2015 - Conceito 6 na CAPES
Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos cursos oferecidos em Engenharia Elétrica nas seguintes áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica; Métodos de Apoio à Decisão; Nanotecnologia; Processamento de Sinais, Automação e Robótica; Eletromagnetismo Aplicado e Sistemas de Comunicações.
Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progele.html.
 
Engenharia Mecânica- Inscrições até 30/11/2015 - Conceito 7 na CAPES
Desde sua criação, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima (Nota 7) no processo de avaliação da CAPES. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Termociências, Mecânica Aplicada e Petróleo e Energia, com oito linhas de pesquisa.
Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao.
 
Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional) - Inscrições até 15/02/2015 - Conceito 3 na CAPES
O curso está vinculado ao departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio e é oferecido em associação com a Technische Universitat Braunschweig, da Alemanha. O objetivo do curso é formar profissionais competentes com ampla visão multidisciplinar de modelos de desenvolvimento sustentável para as cidades brasileiras, integrando conhecimentos de planejamento urbano, engenharia ambiental, transportes, engenharia sanitária, infraestrutura, energia, administração, sociologia, logística, gerenciamento de resíduos e de recursos naturais em ambiente urbano a fim de que o aluno seja capaz de desenvolver análises e estudos complexos para a solução de problemas do mundo real, usando plenamente métodos científicos e técnicas avançadas.  Esta Pós Graduação não oferece bolsas de órgãos de fomento.
Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_engambiental.pdf.
 
Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos- Inscrições até 30/11/2015 - Conceito 5 na CAPES
Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia dos Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Desempenho e Integridade de Materiais, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Junção de Materiais, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Materiais Nanoestruturados / Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais, Siderurgia, Tecnologias Ambientais, Transformações de Fases e Tecnologia Mineral.
Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progmet.html.
 
Engenharia de Produção – Inscrições até 15/11/15 – Conceito 5 na CAPES
O programa conquistou conceito cinco na CAPES, está entre os melhores do país e oferece três linhas de pesquisa: Gerência da Produção; Transportes e Logística e Finanças. Estão abertas inscrições para mestrado e doutorado.
Mais informações: http://www.ind.puc-rio.br/pagina.aspx?id=pos-graduacao-apresentacao.
Mestrado: http://www.ind.puc-rio.br/pagina.aspx?id=pos-graduacao-mestradoacademico.
Doutorado: http://www.ind.puc-rio.br/pagina.aspx?id=pos-graduacao-doutorado.
 
Física – Inscrições abertas – Conceito 6 na CAPES
O programa é voltado para pesquisas científicas e tecnológicas tanto para o setor produtivo, como também para a carreira universitária e segue as seguintes linhas de pesquisa: Física das Partículas Elementares e Campos, Ótica, Física da Matéria Condensada, Física Atômica e Molecular.  O departamento oferece os cursos de pós-graduação de forma gratuita para seus alunos, mesmo os que possuem vínculo empregatício. O ingresso para cursar a pós graduação é feito através do Exame Unificado para a Pós Graduação em Física do Rio de Janeiro - UNIPOSRIO-FÍSICA, que reúne os Programas do CBPF, UFRJ, UERJ, UFF e PUC em uma única prova de acesso.
Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progfis.html#reconhecimento   ou http://uniposrio-fisica.cbpf.br/.
 
Informática- Inscrições até 31/10/2015 - Conceito 7 na CAPES
Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nos cursos das seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e multimídia, Interação humano-computador, linguagens de programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Teoria da Computação.
Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br/wp-content/uploads/2013/05/Edital-PG-INF-2016.1-v0e-2015-09-11.pdf.
 
Matemática - Inscrições até o dia 16/11/2015 - Conceito 6 na CAPES
Com áreas de concentração em Matemática Pura ou Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece dez linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2010-2012, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota seis e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com 16 professores do quadro principal e dois eméritos, de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.
Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progmat.html.
 
Metrologia (curso de Mestrado) – Inscrições até 20/11/2015 – Conceito 4 na CAPES.
Criado em 1996, o programa de pós-graduação em Metrologia (PósMQI) promove a pesquisa e a formação de recursos humanos qualificados em metrologia e suas áreas correlatas. Em consonância com o caráter essencialmente multidisciplinar da Metrologia, o Programa beneficia-se da conjunção de competências e infra-estruturas laboratoriais existentes em diversos departamentos e unidades do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Objetiva especializar a formação de engenheiros, físicos e químicos já bem formados capacitando-os para trabalhar a interface de suas especialidades com a ciência das medições. Concentra o seu esforço de pesquisa em duas grandes linhas de atuação: (i) Instrumentação e Medição, voltada à concepção, avaliação e aplicação de instrumentos e sistemas de medição inovadores, operacionalmente eficientes e metrologicamente confiáveis e (ii) Redes Inteligentes de energia, perseguindo inovações tecnológicas da comunicação e informação para a configuração de redes inteligentes de energia.
Mais informações: http://www.puc-rio.br/metrologia ou www.ensinopesq/ccpg/progmetr.html.
 
Química - Inscrições até o dia 13/11/2015 - Conceito 5 na CAPES
O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Energia, Meio Ambiente e Ciências do Mar, Nanociências, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Desenvolvimento de Métodos Analíticos.

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para 11 cursos de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), que começarão no primeiro semestre de 2016. 

Engenharia Civil - Inscrições até 16/11/2015; Engenharia Elétrica - Inscrições até 29/11/2015; Engenharia Mecânica - Inscrições até 30/11/2015; Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional); Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - Inscrições até 30/11/2015; Engenharia de Produção - Inscrições até 15/11/15; Física - Inscrições abertas permanentemente; Informática - Inscrições até 31/10/2015; Matemática - Inscrições até o dia 16/11/2015; Metrologia (curso de Mestrado) - Inscrições até 20/11/2015; Química - Inscrições até o dia 13/11/2015

A procura pelos cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio tem aumentado a cada semestre, quando são abertas novas inscrições. De 2014 para 2015, por exemplo, o aumento registrado foi de 20%, enquanto que, comparando os dados de 2014.2 e 2015.2, este crescimento chegou a 32%. “A qualidade do ensino oferecido pelos programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio é reconhecida pelos alunos. Isso é fruto das ótimas avaliações que os programas do CTC têm recebido da Capes nos últimos anos. Além disso, foi-se o tempo em que a pós-graduação era direcionada apenas para a carreira acadêmica. Hoje, o mercado também já exige esta formação mais aprofundada”, revela José Eugênio Leal, coordenador setorial de pós-graduação do CTC/PUC-Rio.

De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2010-2012) — ­ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do país, com notas de um a sete —­ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do país. No CTC, dos 11 programas avaliados, dois receberam nota máxima (Informática e Engenharia Mecânica), quatro ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Elétrica e os bacharelados em Física e Matemática), três conquistaram nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos e Engenharia de Produção) e, entre os cursos exclusivos de mestrado — cuja nota máxima é cinco — um recebeu nota quatro (Metrologia) e outro, nota três (Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental).

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do país e investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem cerca de 1.200 alunos de pós-graduação. Com um corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, o CTC/PUC-Rio oferece uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o país.

Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral

O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade. 

A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção.

Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link: 

http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/.

Os editais podem ser consultados no link: 

http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab2.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19