Brasil Offshore

Criação de estrutura e metodologia para atender o descomissionamento de plataformas offshore na Petrobras

Redação/Agência Petrobras
23/06/2017 13:19
Criação de estrutura e metodologia para atender o descomissionamento de plataformas offshore na Petrobras Imagem: Cortesia Statoil Visualizações: 512

A redução do preço do barril de petróleo, novos regulamentos operacionais, a aproximação do término de contratos de concessão e da vida operacional de plataformas indicam um cenário de crescimento da demanda de descomissionamento de sistemas de produção no Brasil nos próximos anos. A Petrobras vem se preparando para enfrentar esse desafio com a criação de uma estrutura específica e buscando atuar em conjunto com a indústria, universidades e órgãos reguladores de forma a reduzir as incertezas em torno do tema.

O assunto será tema de palestra a ser ministrada pelo gerente de Descomissionamento, Eduardo Zacaron, na Brasil Offshore, Feira e Conferência da Indústria do Petróleo, nesta quinta-feira (22/6). Zacaron participará do painel Production Unit, presidido pelo gerente geral de Pesquisa & Desenvolvimento da Produção, Gustavo Adolfo de Castro, da Petrobras.

O descomissionamento envolve atividades em três grandes disciplinas: poços, sistemas submarinos e plataformas. E a indústria de serviços em todo o mundo está se planejando para atender a cada uma dessas demandas. Nesse sentido, a companhia buscará modelos de negócio diferenciados e soluções tecnológicas específicas para cada uma das três grandes atividades, visando a redução de custos e com prioridade aos aspectos ambientais e de segurança.

Há oportunidades desde a fase de planejamento do descomissionamento, que inclui os estudos ambientais, técnicos e econômicos, até a parte operacional em si, que é a execução da desativação propriamente dita. "Queremos desenvolver estudos integrados que envolvam soluções técnicas específicas e otimizadas para as atividades de descomissionamento" pontua Zacaron.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20