Evento

Coppe inaugura o Supercomputador Lobo Carneiro

Sistema de engenharia inédito possibilita operação remota e eficiência energética.

Assessoria/Redação
11/07/2016 18:22
Visualizações: 551

A Coppe/UFRJ inaugura na próxima quarta-ferira, dia 13 de julho, às 10 horas, o Supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do país. Com capacidade de 226 teraflops, ele pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. O evento terá início no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária. Em seguida, os visitantes serão apresentados ao novo supercomputador, instalado no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe.

A cerimônia contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; do Reitor da UFRJ, Roberto Leher; do CEO da Silicon Graphics International (SGI), Jorge Titinger; do diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, entre outros.

Eficiência energética e operação remota são algumas das vantagens do novo supercomputador da Coppe. O sistema, sem precedentes no país, possibilita um monitoramento mais eficiente dos dispositivos de segurança, da temperatura, da umidade, e a redução da atividade e do consumo de energia. Foi concebido para preservar ao máximo a vida útil do equipamento e a operação pode ser feita remotamente, de forma segura, com autocontrole e redundância.

O sistema foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International - consórcio vencedor da licitação, que teve como um dos fatores determinantes a eficiência energética.

Serviço

Inauguração do Supercomputador Lobo Carneiro

Data: 13/07/2016 (quarta-feira)

Horário: 10 horas

Local: Auditório da Coppe, na Rua Moniz Aragão, nº 360, Bloco 1, Centro de Tecnologia 2 (CT), Cidade Universitária.

O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13