GfK Nation Brands
O Brasil é a marca nacional mais admirada da América Latina de acordo com os resultados do Anholt-GfK Nation Brands Index 2015 (NBI), estudo anual que mede a percepção global acerca de 50 nações ao redor do mundo. No ranking mundial do NBI, o País avançou uma posição subindo da 21ª posição em 2014 para a 20ª posição, dentre marcas nacionais mais prestigiadas do mundo. Os resultados são baseados em 20.342 entrevistas realizadas em 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os entrevistados avaliaram distintamente 23 atributos nacionais que, combinados em 6 diferentes dimensões (Exportações, Governança, Cultura, População, Turismo e Imigração/Investimento), c ompõem o índice geral NBI.
Ao ultrapassar a Grécia no ranking mundial, o Brasil avançou da 21ª posição em 2014 para a 20a posição da lista em 2015. A Argentina, superada pela Rússia, China e Cingapura, ficou no 25º lugar, perdendo três posições em relação a 2014. O México, 3º colocado da Região, recuou para a 31ª posição.
Anholt-GfK Nation Brands Index (NBI) – Rankin América Latina:
BRAZIL 20 (2015), 21 (2014), 20 (2013); ARGENTINA 25 (2015), 22 (2014), 24 (2013); MÉXICO 31 (2015), 29 (2014), 30 (2013); CHILE 35 (2015), 35 (2014), 38 (2013); PERU 37 (2015), 36 (2014), 37 (2013); EQUADOR 43 (2015),
43 (2014), 43 (2013); COLÔMBIA 44 (2015), 44 (2014), 44 (2013);
Cultura em alta, Governança em baixa: O Brasil é bem conceituado pelo público global por sua Cultura, e está entre os 10 países mais bem classificados nesta área. Em Turismo, o País se classificou no 16º lugar. As áreas que impediram o Brasil de atingir uma melhor colocação no NBI foram as percepções globais acerca de sua Governança (26ª) e Exportações (25ª).
A Argentina, que ocupa a 25a posição geral, também se classificou em 25º lugar em Governança, ficando logo à frente do Brasil nessa área. Em Cultura e População, a Argentina se classifica na 17ª e 22ª posições.
Governança foi o aspecto mais bem avaliado pelos entrevistados com relação ao Chile e ao Equador, que obtiveram suas melhores posições (29ª e 36ª colocações) nesse quesito.
O vice-presidente de assuntos públicos da GfK, Vadim Volos, afirma que os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro representam uma excelente oportunidade para o Brasil atrair visitantes e investimentos promovendo os elementos mais fortes de sua imagem internacional.
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