ANP

Aprovado primeiros aditivos a contratos referentes à cláusula de conteúdo local pela ANP

Redação/Assessoria ANP
06/07/2018 15:00
Aprovado primeiros aditivos a contratos referentes à cláusula de conteúdo local pela ANP Imagem: Cortesia Enaval Visualizações: 348

A Diretoria Colegiada da ANP aprovou ontem (5/7) a celebração dos primeiros termos aditivos aos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural, nos termos da Resolução ANP n° 726/2018, que possibilitou o aditamento da cláusula de conteúdo local para todos os contratos em vigor, com efeitos para as fases não encerradas.

A decisão de hoje garante o aditamento de 11 contratos da Parnaíba Gás Natural S.A., todos relativos a blocos exploratórios localizados na Bacia do Parnaíba, no Estado do Maranhão.

No total, foram apresentadas até o momento solicitações de aditamento referentes a 25 contratos. As empresas interessadas em aditar seus contratos devem solicitar a adesão às novas cláusulas até o dia 10 de agosto de 2018.

Os termos aditivos estabelecem que os novos compromissos de conteúdo local nos contratos aditados passam a ser os seguintes:

Projetos em terra: para exploração e desenvolvimento - 50%

Projetos no mar:

Para exploração: 18%

Para desenvolvimento da produção:

25% para construção de poço;

40% para coleta e escoamento;

Compromissos para UEP (Unidade Estacionária de Produção) divididos em três segmentos: 40% em engenharia, 40% em máquinas e equipamentos e 40% em construção, integração e montagem.

Os novos percentuais foram autorizados pela Resolução CNPE nº 1/2018, publicada no Diário Oficial da União em 10/4/2018, que permitiu a adoção de exigências de contedo local distintas daquelas vigentes nos contratos passados, desde que os percentuais não fossem inferiores àqueles previstos na Resolução CNPE nº 7/2017.

Os índices mantiveram-se em linha com os das licitações mais recentes, diferenciando-se delas apenas no caso da UEP, que teve o percentual mínimo segmentado em três grupos de compromissos, com 40% para cada um.

A opção pelo aditamento tem como contrapartida a extinção do direito à solicitação de isenção (waiver) e ajuste. Além disso, as empresas devem renunciar expressamente a qualquer pleito que possam ter contra a ANP em função de multas já pagas por descumprimento da obrigação de conteúdo local.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20