Rio Oil & Gas 2016

Albriggs apresenta soluções sustentáveis para o setor de petróleo e descontaminação de águas

Redação/Assessoria
21/10/2016 10:38
Visualizações: 183

Durante a 18ª Edição da Rio Oil & Gas, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro, Alpina Ambiental e Alpina Briggs, pioneiras no Brasil e com mais de 30 anos consolidadas no mercado, apresentam sua nova marca: aLBriggs, que será lançada durante a feira. Parcerias tecnológicas, inovações e soluções voltadas para o setor de petróleo e descontaminação de águas também serão expostas.

A força das soluções conjuntas aLBriggs e aQuamec passam a representar um portfólio completo e inovador para despoluição de águas e solos contaminados por hidrocarbonetos, líquidos perigosos, efluentes domésticos ou industriais, além de soluções para empresas de setores como petroquímica, saneamento, siderurgia, mineração, papel e celulose, automobilístico, farmacêutico, alimentício, entre outros.

No portfólio das empresas podem ser encontradas mais de 30 parcerias, trazendo ao mercado brasileiro tecnologia e serviços que são referências internacionais, com soluções personalizadas baseadas nas necessidades de cada cliente. A estrutura da aLBriggs/aQuamec conta com mais de 60 bases operacionais distribuídas pela América Latina, que operam 24 horas por dia, sete dias por semana, com profissionais treinados de acordo com padrões internacionais de eficiência, como por exemplo, a base no Porto do Açu, a serviço da Brasil Port, para resposta a incidentes de poluição por óleo, fornecimento de cercos preventivos, atendimento a emergências portuárias e sistemas para dessalinização e tratamento de águas provenientes de operações da indústria de navegação e OffShore em geral.

Parcerias Internacionais

A aQuamec fechou importante parceria para representar, em toda a América Latina, a empresa britânica Selwood, líder mundial na fabricação de bombas para os setores de tratamento de água, saneamento, petróleo e construção civil. Agora as bombas passarão a ser montadas dentro da unidade fabril da aQuamec - localizada em Itu, interior paulista para serem enviadas a qualquer localidade na América do Sul, seja para venda ou locação. Essa medida estratégica garante vantagens logísticas, na centralização da distribuição de bombas e assistência técnica com rápida manutenção e reposição de peças.

Lançamentos

Água de lastro - Dentre os lançamentos que serão apresentados durante a feira está o sistema para tratamento móvel de água de lastro, desenvolvido pela finlandesa Vodaflo. O sistema está disponível em unidades autônomas, móveis ou fixas, para operações a bordo de embarcações, sobre barcaças, desde o convés ou mesmo píer. Seu mecanismo de funcionamento consiste num conjunto de filtros metálicos autolimpantes, que são capazes de remover dejetos sólidos e organismos presentes na água, utilizando peróxido e/ou lâmpadas convencionais UV ou LED, garantindo a não reativação dos micro-organismos após o tratamento e atendendo aos padrões IMO (International Maritime Organization). O composto químico resultante será água e dióxido de carbono, portanto sem geração de subpr odutos da desinfecção, podendo ser utilizado em água doce ou salgada.

Dessalinização de água - O sistema para dessalinização de água salobra ou água do mar, também desenvolvido pela Vodaflo, é composto de equipamentos específicos de pré-tratamento e de um sistema de filtração por osmose reversa dispostos em contêiner. Fácil de transportar e de rápida configuração, o sistema proporciona segurança microbiológica, automação inteligente e controle remoto, tornando possível transformar água do mar em água potável em qualquer lugar do mundo.

Bombas e Válvulas - A linha de bombas e válvulas da aLBriggs e da aQuamec traz equipamentos para transferência, medição e controle. Entre as bombas, estão modelos com admissão de sólidos de até 120 mm de diâmetro e vazões de até 1.100 m³/h; já as válvulas estão disponibilizadas desde modelos simples hidráulicos de controle até válvulas de controle com funções hidráulicas compostas, incluindo sistemas de monitorização e controle, válvulas de proteção de rede, filtros e sistemas de desinfecção.

EKO/GRID® - A aQuamec traz com exclusividade o EKO/GRID®, sistema de remediação “in situ” de solos e lençóis de água contaminados, desenvolvido pela finlandesa Lamor. Além de inovador e de fácil aplicação, pode ser aplicado em qualquer área contaminada por diversos poluentes, inclusive hidrocarbonetos, como oleodutos, refinarias, postos de combustíveis, fábricas antigas e terminais. Seu funcionamento, que pode ser alimentado pela energia solar ou eólica, consiste na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade, entre 8 e 12 volts (corrente contínua), com baixíssima amperagem, que através de seus eletrodos metálicos são operados por uma Unidade de Controle, que envia padrões otimizados de tensão pulsada criando um campo eletrocinético. Cada unidade instalada em uma área de aproximada mente 100 m x 100 m, chega a tratar cerca de 10.000 a 15.000 m³ de solo.

Acoplamentos de Segurança (Breakaway) - Mais uma solução trazida pela aQuamec, desenvolvida pela britânica Klaw, líder mundial no projeto e fabricação de Acoplamentos de Rupturas, é o sistema de segurança “Breakaway”, uma tecnologia diferenciada com sistema Flip-Flap. Quando identificado o vazamento em linhas de transferência, o dispositivo interno interrompe o processo e veda as duas extremidades, aumentando a proteção do pipeline e liberando o navio ou veículo de transporte.

Estações compactas para água - Outra novidade que será apresentada são as Estações Móveis Compactas para Purificação de Água, da britânica Portsmouth Aviation. Montadas em SKID ou contêineres sobre carretas, as instalações temporárias ou remotas podem ser alimentadas com energia solar ou um gerador. Suas membranas cerâmicas ou poliméricas, produzem água potável a partir de fontes contaminadas, águas salinas ou salobras.

Sistema móvel para tratamento de água Pall Aria® - O Pall Aria® consiste um sistema móvel para tratamento de água, capaz de separar sólidos orgânicos e inorgânicos do lí­quido, proporcionando uma alta taxa de recuperação e água pura. Automatizado e de fácil operação, em poucas horas - da instalação no local ao início do trabalho - é colocado em funcionamento.

Indicado ao tratamento de águas subterrâneas, águas superficiais e efluentes, o Pall Aria® pode tratar mais de um milhão de litros de água por dia, apresentando até 97% de eficiência. A água filtrada pelo sistema está apta ao consumo humano ou aplicações industriais.

A configuração flexível do sistema Pall Aria® permite que ele seja manipulado para operar em conjunto a outras tecnologias de tratamento. O sistema está montado em trailers, que além de abri­gar os componentes do sistema, contam com o equipamento para monitorar a operação e garantir o alto padrão de qualidade da água filtrada. Nos trailers, há ainda duas saídas com plataformas, estação para lavagem dos olhos e iluminação interior e de emergência.

Membranas para ultrafiltração -  A Inge, empresa alemã do grupo BASF, líder mundial de ultrafiltração apresenta durante a feira seu sistema de filtragem de dentro para fora - membranas Multibore® - para tratar água potável, água para processo, água do mar e efluentes. Para ser limpa, a água é bombeada em baixa pressão para dentro das fibras capilares e em seguida passa por uma estrutura porosa. Seus poros, de 20 nanômetros de diâmetro, são mais de 3.000 vezes mais finos que um fio de cabelo humano, removendo vírus, germes e bactérias. Já a dinamarquesa LiqTech, irá apresentar sua completa gama de membranas cerâmicas de carboneto de silício para o tratamento de água produzida pelas indústrias de petróleo e gás. Seu processo de ultrafiltração retém os resíduos sólidos já nas primeiras camadas da membrana.

“Nosso objetivo é oferecer uma gama completa de soluções personalizadas e tecnologias para despoluição de águas, tanto ao mercado Brasileiro como Latino Americano, destinadas à preservação de corpos hídricos e saúde das gerações futuras”, diz Marco Formicola, diretor executivo das empresas aLBriggs e aQuamec.

Com profissionais treinados conforme padrões internacionais e estrutura própria de logística e manutenção, o que permite grande eficácia nas operações, a aLBriggs e a aQuamec prestam atendimento a incidentes ambientais com derramamento de qualquer contaminante em corpos hídricos e de hidrocarbonetos em água ou terra, oferecendo também os serviços de estudos técnicos ambientais, exercícios simulados e treinamentos para os setores de saneamento / tratamento de águas e efluentes e resposta a derramamentos de óleo e líquidos perigosos, inclusive cursos certificados pelo The Nautical Institute e programas padrão MCA, IMO e ICS.

Serviço:

18ª Edição Rio Oil & Gas; Riocentro: Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - Brasil; Horário: Das 12h às 20h; Endereço estande: Pavilhão 4, Rua S - 36

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13