Inovação Sustentável

Aeronave movida exclusivamente a energia solar

Solvay dará volta ao mundo a partir de março de 2015.

Redação/ Assessoria
26/09/2014 12:43
Aeronave movida exclusivamente a energia solar Imagem: Jean Revillard/Solar Impulse Visualizações: 89

 

O Grupo Solvay, primeiro e principal parceiro do projeto do avião movido a energia solar Solar Impulse, comunica que a segunda versão da aeronave – denominada (Si2) -  iniciará a volta ao mundo sem usar combustível fóssil em março de 2015 partindo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O anúncio da cidade-sede da "First Round-The-World Solar Flight" do Si2 foi feito em Nova York, durante a Assembléia Geral das Nações Unidas.
Os plásticos e polímeros ultraleves e ultraresistentes, filmes, fibras, lubrificantes e coatings criados e produzidos pela Solvay ajudarão o Si2 a alcançar novas metas de eficiência energética e na área de ciência dos materiais. A nova versão do Solar Impulse tem 14 produtos da Solvay em um total de 6 mil componentes, que melhoram o desempenho e contribuem para a redução do peso da aeronave.. Embora sejam produtos novos, já estão sendo comercializados pela Solvay para inúmeras aplicações industriais, comerciais e em produtos destinados ao consumo.
 
Além desses produtos aplicados em componentes do avião, uma inovação desenvolvida no Brasil, o fio têxtil inteligente Emana, que possui propriedades de ajudar no retardamento da fadiga muscular, será utilizado na confecção de vestimenta tipo segunda pele a ser usada sob os uniformes pelos dois pilotos da aeronave.
 
Voando dia e noite movido apenas a energia solar, o Si2 fará escalas na Ásia, Estados Unidos, no Sul da Europa e no Norte da África, antes de retornar a Abu Dhabi em julho de 2015. A missão deverá totalizar 25 dias e noites de vôo, em um total de quatro a cinco meses, dependendo das condições climáticas.
 
O grupo Solvay tornou-se o primeiro parceiro do projeto Solar Impulse em 2004 e, desde então, as inovações, tecnologias e produtos e o conhecimento científico ajudaram a primeira versão do avião a realizar suas missões inicialmente na Europa, no norte da África e  em 2013 nos Estados Unidos, sem a utilização de uma gota sequer de combustível fóssil. O Si2, uma versão atualizada da aeronave, além de expandir os limites da inovação, conhecimento técnico e empreendedorismo, agora está se preparando para o primeiro voo ao redor do mundo, mostrando às pessoas em todos os lugares o potencial das tecnologias limpas.

O Grupo Solvay, primeiro e principal parceiro do projeto do avião movido a energia solar Solar Impulse, comunica que a segunda versão da aeronave – denominada (Si2) -  iniciará a volta ao mundo sem usar combustível fóssil em março de 2015 partindo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O anúncio da cidade-sede da "First Round-The-World Solar Flight" do Si2 foi feito em Nova York, durante a Assembléia Geral das Nações Unidas.

Os plásticos e polímeros ultraleves e ultraresistentes, filmes, fibras, lubrificantes e coatings criados e produzidos pela Solvay ajudarão o Si2 a alcançar novas metas de eficiência energética e na área de ciência dos materiais.

A nova versão do Solar Impulse tem 14 produtos da Solvay em um total de 6 mil componentes, que melhoram o desempenho e contribuem para a redução do peso da aeronave.

Embora sejam produtos novos, já estão sendo comercializados pela Solvay para inúmeras aplicações industriais, comerciais e em produtos destinados ao consumo. 

Além desses produtos aplicados em componentes do avião, uma inovação desenvolvida no Brasil, o fio têxtil inteligente Emana, que possui propriedades de ajudar no retardamento da fadiga muscular, será utilizado na confecção de vestimenta tipo segunda pele a ser usada sob os uniformes pelos dois pilotos da aeronave. 

Voando dia e noite movido apenas a energia solar, o Si2 fará escalas na Ásia, Estados Unidos, no Sul da Europa e no Norte da África, antes de retornar a Abu Dhabi em julho de 2015.

A missão deverá totalizar 25 dias e noites de vôo, em um total de quatro a cinco meses, dependendo das condições climáticas. 

O grupo Solvay tornou-se o primeiro parceiro do projeto Solar Impulse em 2004 e, desde então, as inovações, tecnologias e produtos e o conhecimento científico ajudaram a primeira versão do avião a realizar suas missões inicialmente na Europa, no norte da África e  em 2013 nos Estados Unidos, sem a utilização de uma gota sequer de combustível fóssil.

O Si2, uma versão atualizada da aeronave, além de expandir os limites da inovação, conhecimento técnico e empreendedorismo, agora está se preparando para o primeiro voo ao redor do mundo, mostrando às pessoas em todos os lugares o potencial das tecnologias limpas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13