HOME - QUEM SOMOS - NEWSLETTER - ASSINATURA - GLOSSÁRIO - FALE CONOSCO - LINKS
Fonte: Agência Petrobras
Data: 14/07/2009 09:37
A Petrobras realizou, nesta segunda-feira (13), um simulado de vazamento de óleo na Praia Virgem, em Rio das Ostras. Cinquenta e cinco pessoas, aproximadamente. O simulado foi coordenado pelo Controle de Contingência da Petrobras, em atendimento ao cronograma de simulados acordado com o IBAMA para a Área Geográfica da Bacia de Campos.
Segundo o coordenador de emergência em terra, Antônio Carlos Mello de Castro, o treinamento está classificado como avançado de Nível 2, isto é, tendo à frente o coordenador de Ação e Resposta, sem envolver, necessariamente, o grupo de operações marítimas. A novidade deste simulado foi o fator surpresa para os setores envolvidos:
“Este tipo de treinamento não envolve a presença de representantes do órgão ambiental e nenhuma das partes envolvidas é avisada anteriormente. Isto porque, um dos principais objetivos é testar o tempo de resposta das equipes e recursos, o que foi alcançado com sucesso”, informou o coordenador.
O simulado envolveu técnicos de segurança, engenheiros de segurança e de meio ambiente, além de inspetores ambientais. Entre os equipamentos, foram utilizados um helicóptero, uma lancha, barreiras absorvente e de superfície, um caminhão de apoio, bombas, além de rastelos, carrinhos de mão e pipoca, que simulava o óleo derramado.
O exercício tomou toda a extensão da praia, de 800 metros. Vale destacar que os equipamentos não poluem e não foi utilizado nenhum produto que agredisse o meio-ambiente.
Versão para impressão
RSS
Assine a newsletter
Envie para um amigo
Energias Alternativas
Fornecedores fazem nova rodada de negociação com vencedores de leilão - 02/09/2010 14:48
Energias Alternativas
Etanol começa a recuperar espaço nos tanques - 02/09/2010 14:43